468x60

Quanto vale a sua emoção?

quarta-feira, 26 de março de 2014

Que o futebol virou negócio ninguém mais tem dúvidas, valores altíssimos, salários estratosféricos, badalados patrocinadores, jogadores fazendo comerciais desde celulares de ultima geração até frango empanado.
Aos poucos todo esse mercado lucrativo que descobriram no futebol foi minando o que ele tinha de mais encantador. A emoção! Hoje você compra camisas sem número, pois nunca se sabe quem vai usá-la e quando se sabe e se escolhe uma de um ídolo, não se sabe até quando ele ficará no seu time do coração.
Hoje a movimentação de dinheiro e a facilidade em lucrar sem a necessidade de identificação com o clube torna os jogadores como peças passageiras nos times. Primeiramente a culpa é dos valores exorbitantes que são pagos por jogadores.
Te faço uma pergunta querido leitor, "quanto você pagaria por Beckenbauer?", "Quanto seria avaliado o passe de Maradona?", "Qual seria a multa rescisória de Pelé?" 40 Milhões de Reais? Parece justo pagar isso por esses craques não?
Pois é, esse foi o valor que o Sport Club Corinthians Paulista pagou por Alexandre Pato.
E se subirmos o valor para 313 milhões de reais? Você deve ter pensado: "Agora sim, se Pato vale 40, com certeza 313 seria um valor justo para avaliar Pelé e Maradona".
Isso foi pago pelo Real Madrid para ter o galês Gareth Bale.
Craques campeões do Mundo nunca foram avaliados nesses valores atuais e mesmo assim, Pelé é ídolo do Santos, Ademir da Guia é ídolo do Palmeiras, Rogério Ceni é ídolo do São Paulo, Marcos é ídolo do Palmeiras.
E os salários... Jorge Valdívia, atual camisa 10 da Sociedade Esportiva Palmeiras. Salário em torno de 500 mil reais mensais. Por mais habilidoso e eficiente que o Mago Chileno seja, imagino se algum dia Ademir da Guia recebeu essa quantia. Creio que sequer Marcos chegou a receber esse valor.
Paolo Guerrero e Emerson Sheik ganham pouco mais de um salário mínimo por hora no Corinthians quando avaliado todas as fontes de rendimento que recebem.
Agora pergunto ao torcedor, Rivelino, Sócrates, Neto e Marcelinho Carioca que fizeram muito mais pelo Corinthians... Quanto mereceriam ganhar POR MINUTO então?
Uma comparação que pode assustar quem conhece os títulos do São Paulo é a que mostra Luis Fabiano recebendo pouco mais de 700 mil reais no São Paulo enquanto Rogério Ceni recebe 300 mil.
Ainda comparando valores e suas conversões, uma me chamou a atenção. Um Paulo Henrique Ganso custa atualmente o equivalente de 40 Leônidas da Silva.
O Santos vendeu Pelé já com 35 anos e após 16 temporadas no time da vila Belmiro para o Cosmos pela soma de 6 milhões de dólares. Neymar foi vendido por cerca de 18 Milhões de Euros para o Barcelona. Mas você pode pensar: "Neymar é jovem, Pelé já se aproximava da aposentadoria". Porém se pegássemos Pelé com a atual idade de Neymar, ele já era campeão do Mundo. E infelizmente temos que afirmar que Pelé não alcançaria os 18 Milhões de Neymar.
O dinheiro substituiu o amor pela camisa, hoje perder um jogo se tornou uma simples fatalidade na carreira de um jogador, antes perder uma partida era passar a noite em claro imaginando como olhar nos olhos do torcedor no outro dia.
Hoje botaram preço na sua emoção, seu amor é etiquetado nas arquibancadas e os ingressos testam o seu fanatismo através de valores abusivos. Agora te pergunto, por quanto você venderia a sua emoção? Quanto você cobraria por uma lágrima de felicidade derramada ao ver o seu time campeão?

0 Comentários:

Postar um comentário